Revolução Cubana


                    Revolução Cubana


  A Revolução Cubana de 1959 foi um movimento guerrilheiro, liderado por Fidel Castro, Ernesto Guevara e Camilo Cienfuengos, que derrubou o governo ditatorial de Fulgêncio Batista, e implantou em Cuba o regime socialista, vinculado, política e economicamente, à União Soviética.


  Na década de 1950, a economia cubana baseava-se quase exclusivamente na produção de açúcar, 35% eram controlados por capitais norte-americanos, que também exerciam influência sobres as terras, o turismo, os cassinos e às indústrias leves. Cerca de 80% de sua importação provinha dos Estados Unidos.


            Causas Da Revolução Cubana

    Em 1952, o presidente Fulgêncio Batista, um ex-sargento, que havia governado a ilha antes, assumiu o poder por meio de um golpe de Estado. Apoiado pelos norte-americanos, Fulgêncio instalou um regime corrupto e violento.
Em julho de 1953, sob a liderança do advogado Fidel Castro, os setores democráticos, contra a influência dos Estados Unidos sobre a ilha, e contra o governo de Fulgêncio, lançaram-se em um ataque suicida contra o quartel de Moncada, em Santiago de Cuba. Derrotada a ação revolucionária, levou Fidel para a prisão, de onde saiu, depois de dois anos, para se exilar no México.
Resultado de imagem para revolução cubana

www.todamateria.com.br/revolucao-cubana/
Postado por Isabelly



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alemanha dividida - Muro de Berlim