O Incrível Hulk, O Capitão América e O Quarteto Fantástico na Guerra Fria








O Incrível Hulk também é um personagem criado no contexto da Guerra Fria. Sua origem é associada aos testes nucleares. No primeiro teste da bomba gama, o cientista Bruce Banner notou que um civil violou a segurança da base e entrou na área em que ocorreria a detonação da bomba. Ele pede ao seu colega Igor Starsky que atrase a detonação e corre para retirar o rapaz. Porém, sem que ninguém soubesse, esse seu colega era secretamente um agente russo e, como tal, nada fez para atrasar o teste, já que não desejava o sucesso do projeto.
Notando que os testes não foram interrompidos, Banner só tem tempo de jogar o jovem Rick Jones em uma vala antes de ser atingido pela detonação. Mesmo absorvendo toda a radiação, por alguma razão desconhecida não morre, mas passa a se transformar no terrível monstro Hulk: uma criatura super forte e livre de freios morais.


Ele vive em constante crise de identidade e não consegue entender como as pessoas podem não confiar mais no Capitão América, além de se sentir sempre fora de sua época. Todavia, também  enfrentou inimigos comunistas.
Na capa de quadrinho ao lado, percebe-se o Capitão de costas, encarando um grupo inimigo chamado Soviéticos Supremos. Note que há um personagem semelhante ao capitão: ambos têm uma estrela no peito, usam escudos redondos no braço esquerdo, e luvas similares, embora de cores diferentes (o capitão América veste as cores da bandeira americana e seu inimigo, veste vermelho).


O Quarteto deve seus poderes à exposição radioativa, mais especificamente à radiação cósmica, com a qual teriam entrado em contato durante a viagem de exploração espacial. No início da história, antes de os personagens viajarem para o espaço, uma narração menciona que os EUA estão numa "corrida espacial" com uma “potência estrangeira".
O Doutor Destino é o principal inimigo do Quarteto. Ele governava um pequeno país no leste da Europa (na região onde se concentravam os países do bloco socialista) chamado "Latvéria".  O próprio visual do vilão, com sua armadura de ferro, pode ser uma referência à "Cortina de Ferro".
Ele vive em constante crise de identidade e não consegue entender como as pessoas podem não confiar mais no Capitão América, além de se sentir sempre fora de sua época. Todavia, também  enfrentou inimigos comunistas.


(http://profisabelaguiar.blogspot.com.br/2017/07/guerra-fria-o-mundo-dividido.html)

Postado por Amanda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alemanha dividida - Muro de Berlim