10 CURIOSIDADES SOBRE A GUERRA FRIA


 1- O marco mais simbólico do fim da Guerra Fria foi a queda do Muro de Berlim, em novembro de 1989. O símbolo de um mundo dividido ficou de pé em Berlim durante quase três décadas. 




O marco mais simbólico do fim da Guerra Fria foi a queda do Muro de Berlim, em novembro de 1989. O símbolo de um mundo dividido ficou de pé em Berlim durante quase três décadas. (Foto: Wikimedia Commons)




2- Um dos mais famosos conflitos desse tipo foi a Guerra do Vietnã, que ocorreu entre 1955 e 1975. O Vietnã do Sul teve o apoio dos Estados Unidos, que a princípio enviaram dinheiro e armas. Mas foi só com presidente Lyndon Johnson que os EUA acharam um pretexto para entrar na Guerra do Vietnã de forma oficial, em 1964: um ataque a um navio americano pela marinha norte-vietnamita. Em 2005, foram revelados indícios de que o ataque foi forjado pelos Estados Unidos




Um dos mais famosos conflitos desse tipo foi a Guerra do Vietnã, que ocorreu entre 1955 e 1975. O Vietnã do Sul teve o apoio dos Estados Unidos, que a princípio enviaram dinheiro e armas. Mas foi só com presidente Lyndon Johnson que os EUA acharam um pretexto para entrar na Guerra do Vietnã de forma oficial, em 1964: um ataque a um navio americano pela marinha norte-vietnamita. Em 2005, foram revelados indícios de que o ataque foi forjado pelos Estados Unidos. (Foto: Wikimedia Commons)




3- O nome Guerra Fria foi dado porque não houve um confronto direto entre Estados Unidos e União Soviética, as duas potências do período. O contrário, uma Guerra Quente e baseada em armas nucleares, teria final incerto.
O nome Guerra Fria foi dado porque não houve um confronto direto entre Estados Unidos e União Soviética, as duas potências do período. O contrário, uma Guerra Quente e baseada em armas nucleares, teria final incerto.  (Foto: Wikimedia Commons)



4 - A bomba Tsar foi a maior ogiva nuclear já detonada quando foi explodida no Ártico, sua nuvem era tão grande que ultrapassou o Monte Everest sete vezes.



5- Cidades Privadas: na URSS, existiam diversas cidades proibidas para estrangeiros e até para cidadãos soviéticos, eram cidades exclusivas para uso militar. O curioso é que algumas delas ainda estão do mesmo jeito.
cidade privada


6De acordo com Fabian Escalante, o segurança mais próximo de Fidel Castro, a CIA tentou matar o ditador de Cuba 638 vezes, para isso, utilizou até mesmo ajuda da máfia. Fidel até mesmo disse que se escapar dos assassinatos fosse um esporte olímpico ele teria ganho diversas medalhas de ouro.


7- As sirenes serviam para alertar sobre um ataque aéreo, até aí tudo bem, mas a maior delas tinha pouco mais de 3,5 metros e era tão poderosa que, segundo rumores, poderia transformar névoa em chuva.

sirene


8- "Terceiro Mundo" : Essa expressão surgiu para designar os países que não estavam alinhados nem com os EUA e nem com a URSS; aqueles aliados aos EUA eram chamados de primeiro mundo, enquanto que os aliados à URSS, segundo mundo.



9- Que a Guerra fria teve diversos momentos que quase eclodiram em uma guerra nuclear, nós já sabemos, mas um deles chama a atenção: em 1983, um computador soviético detectou um ataque nuclear por parte dos EUA, entretanto, o Coronel Stanislav Petrov ignorou os dados emitidos pelo computador, ainda bem, pois isso evitou um holocausto nuclear, já que o computador havia sofrido uma falha no sistema e salvou milhares de vidas.

Stanislav PEtrov

10- Os Estados Unidos apoiaram uma série de ditaduras militares na América Latina. Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia foram algumas das nações que perderam a democracia por causa da luta entre norte-americanos e soviéticos.

Os Estados Unidos apoiaram uma série de ditaduras militares na América Latina. Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia foram algumas das nações que perderam a democracia por causa da luta entre norte-americanos e soviéticos.  (Foto: Wikimedia Commons)

(http://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/12-fatos-sobre-a-guerra-fria/)
(http://www.acreditanisso.com.br/os-fatos-mais-impressionantes-da-guerra-fria)


Postado por Amanda e Isabelly 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alemanha dividida - Muro de Berlim